Bolo de laranja de liquidificador

Que tal preparar um delicioso bolo de laranja de liquidificador, super fofinho e simples de fazer. É uma receita ótima para o café da tarde ou lanche das crianças! Aprenda essa receita fácil e rápida de bolo de laranja de liquidificador e deixe seus comentários.

Dicas para o seu bolo de laranja de liquidificador ficar delicioso

  1. Use a laranja madura
  2. Retire o miolinho branco da laranja
  3. Espere esfriar para desenformar
  4. E pode até bater a casca da laranja junto
Foto por Receita Descomplicada

Ingredientes para a massa do bolo de laranja

  • 2 laranjas pêra
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo do bolo

  1. Primeiro lembre-se de pré aquecer o forno a 180 graus (temperatura média). Unte a fôrma utilizando um papel toalha com manteiga (pode ser daquelas fôrmas com furo no meio) e deixe uma camada bem fina. Jogue a farinha e espalhe bem, deixando uniforme. Dê umas batidinhas para remover o excesso de farinha.
  2. Lave e descasque as laranjas (se gostar de um saborzinho levemente amargo, descasque somente uma) Corte no meio e no meio novamente, no sentido do comprimento. Cada gomo corte em três pedaços, descarte a fibra branca e as sementes. Coloque os pedaços no liquidificador.
  3. Quebre um ovo de cada vez em uma tigela separada e transfira para o liquidificador (assim você não perde a receita se um deles estiver estragado). Adicione o óleo, o açúcar e bata bem até ficar bem lisinho.
  4. Numa tigela de tamanho médio, misture a farinha com o fermento em pó.
  5. Passe a mistura da laranja batida com os líquidos para uma tigela grande e aos poucos acrescente a farinha com o fermento, passando por uma peneira. Misture delicadamente para ir incorporando aos poucos.
  6. Coloque a massa do bolo de laranja na fôrma e leve ao forno para assar por mais ou menos 50 minutos (depende da potência de cada forno). Para saber se está pronto espete um palitinho na massa e se sair limpo pode retirar que está pronto, mas se não deixe por mais uns minutos, até que asse completamente.
  7. Retire o bolo de laranja do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Atenção: o bolo deve estar completamente frio antes de cobrir com o glacê.

Ingredientes para a cobertura do bolo de laranja

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1 ½ colher (sopa) de caldo de laranja coado
  • 3 pedaços de casca de laranja cristalizada para decorar

Modo de preparo

  1. Corte a casca de laranja cristalizada em pedaços pequenos, de cerca de 0,5 cm.
  2. Passe o açúcar de confeiteiro pela peneira (assim é mais fácil de dar o ponto no glacê e ele fica bem lisinho) e coloque em uma tigela.
  3. Adicione 1 colher (sopa) do caldo de laranja e misture bem. Vá adicionando o restante aos poucos, até dar o ponto. Mexa bem a cada adição, no início pode parecer que está muito duro, mas é assim mesmo. A textura deve ser de uma pasta grossa.
  4. Leve a tigela ao micro-ondas para esquentar por 15 segundos, em potência média – dessa forma o glacê fica fluido sem ser diluído, ideal para ser aplicado no bolo. O resultado é aquela cobertura branquinha perfeita que não escorre totalmente. Retire do micro-ondas e mexa bem. Volte ao micro-ondas para rodar em etapas de 5 segundos extras até atingir a consistência de uma gemada – ao levantar uma porção da colher o glacê não deve afundar rapidamente no restante da tigela.
  5. Com uma concha vá derramando o glacê sobre o bolo aos poucos, para que caia de maneira uniforme cobrindo o topo e parte da lateral do bolo.
  6. Disponha os pedaços de casca de laranja sobre o glacê ainda úmido e deixe secar completamente antes de servir – isso leva cerca de 20 minutos.

Que tal completar o seu delicioso café da tarde com um pão de queijo mineiro tradicional e com muito queijo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.